O que é bom acaba depressa (Português)

(Primeiro que tudo, quero pedir desculpa por não ter escrito aqui mais cedo, mas não tive mesmo tempo)

2 semanas e meia que voaram... 2 semanas e meia em que trabalhei duro, mas com muito prazer para ajudar a Selección Colombia Sub 20 a atingir os seus objectivos. Infelizmente e apesar de sermos uma das melhores equipas do Mundial, fomos eliminados muito cedo pela Argentina, outra favorita...

Nos primeiros dias, tive de organizar muitas coisas, foi a altura mais cansativa. Como nos primeiros 4 dias só tinham chegado jogadores e treinadores (nenhum dos delegados da Federação viajou com eles), tive de tratar sozinho de muita papelada, mas isso também ajudou a criar uma boa relação no início principalmente com os treinadores. Os jogadores foram desde o princípio muito simpáticos e o que ajudou muito nessa relação foi o facto de muitos dizerem que eu e o número 5, Camilo Zuñiga, somos muito parecidos. Quem começou com isso foi o treinador. Coincidência ou não, o Camilo tornou-se um dos meus melhores amigos dentro da selecção.

Mas não fiz só amigos Colombianos. Antes e durante a fase de grupos fiquei quase 2 semanas em Tilburg, no Hotel Van der Valk Gilze-Rijen. Conheci muitas pessoas e fiz alguns amigos para uma vida inteira. Diverti-me muito e ainda tive tempo para conversar sobre coisas sérias e para aprender muito sobre mim próprio. Conheci em Tilburg duas pessoas que agora são muito importantes para mim. Primeiro a Catherine, uma rapariga inglesa que trabalha para a FIFA com a qual tive muitas conversas que me ensinaram muito sobre mim próprio. Houve alturas em que eu tive algumas dificuldades a nível pessoal, durante o Mundial, e ela sempre me ajudou. Nunca vou esquecer isso e também a maneira como ela me abriu os olhos... Aprendi coisas novas sobre mim e sobre a maneira como outros me vêem.
A outra pessoa é a Maike, uma rapariga que trabalha na recepção do hotel. Desde o primeiro dia que a vi, achei que ela era especial. Sempre que ela lá estava, eu tentava arranjar maneira de ir mais vezes à recepção, muitas vezes para tratar de coisas 'sérias', mas muitas outras vezes só para a ver e falar com ela. Os sentimentos vão crescendo, como vocês devem saber e desde que saí de Tilburg (no domingo passado), telefono-lhe todos os dias e também mandamos muitas mensagens um ao outro. Quarta-feira ela vem aqui a Stein, e vamos chillar juntos..

Voltando à Selecção, eles jogam muito bem e o que mais me impressionou foi a união deles. Os 21 jogadores e 7 membros do corpo técnico eram UM só... No autocarro, quando íamos para os jogos, todos eles cantavam, gritavam e saltavam no autocarro... Tão bonito que até arrepiava.. Eram mesmo uma equipa. A uma dada altura, eu também passei a fazer parte desse grupo. Foi uma experiência linda, nunca me vou esquecer de todos eles. Não tive muito tempo para tirar fotografias, tenho mesmo muito poucos, mas as memórias vão ficar para sempre no meu coração e sei que nenhum deles também me vai esquecer. Divertimo-nos muito juntos, desde passear em Tilburg a gozar com as pessoas na rua a dançar salsa no balneário antes e depois de jogos.
Do corpo técnico também não me vou esquecer. Desde o princípio fizeram-me sentir como um deles e sempre me respeitaram. Aprendi muito também com eles, principalmente com o treinador. Num dos primeiros dias, ele deu um discurso de motivação aos jogadores que também a mim motivou muito, mesmo sabendo que eu não ia jogar. Espero manter o contacto com eles.

Quanto ao Mundial em si.. Começámos muito bem, dominámos o grupo completamente. 2-0 contra a Itália no primeiro jogo e o mesmo resultado nos outros dois jogos, contra o Canadá e contra a Síria. Depois do jogo com a Síria, partimos de Tilburg e fomos para Emmen... Emmen foi uma desilusão em muitos aspectos. Para além do facto que tivemos de deixar Tilburg, onde fiz muitos amigos e onde todos gostavam muito dos colombianos, em Emmen as pessoas não são tão amigáveis... Se nós pedíamos qualquer coisa, a resposta era sempre NÃO, enquanto toda a gente em Tilburg sempre fazia tudo para nos ajudar. O mais decepcionante foi mesmo o jogo dos oitavos-de-final, anteontem, dia 22, em Emmen. Perdemos 1-2, o segundo golo deles foi marcado no minuto 93... Nós nem queríamos acreditar... O sonho de fazer história no Holanda 2005, desfez-se nos últimos segundos de um jogo realmente impróprio para cardíacos.

Depois da derrota tudo aconteceu muito depressa, à 1 da manhã de quarta para quinta, já estávamos no autocarro em direcção ao aeroporto.. No aeroporto correu tudo mal, e só depois de 5 horas de stress é que eles embarcaram. Por causa dele tal stress, não me consegui despedir de todos eles muito bem... A despedida custou-me muito e é uma coisa que nunca me vou esquecer.. A imagem do Camilo Zuñiga a apontar para o coração depois de ter passado pela alfândega, vai ficar gravada na minha memória... Assim como as palavras do guarda-redes Libis Arenas 'Hélder, nunca te vou esquecer e vou ter saudades tuas'. Eu também não os vou esquecer e já tenho muitas saudades. Desejo tudo de melhor para eles e sei que todos eles têm as condições necessárias para se jogarem ao mais alto nível... Espero que venham para a Europa para assim ter mais contacto com eles. Fiz tudo de tudo coração e também senti muito carinho e reconhecimento da parte deles.

Agora de regresso à realidade.. Tenho de acabar um trabalho da Universidade... Hoje vou a Tilburg ver o jogo dos quartos-de-final Brasil - Alemanha. Não vou pelo jogo, porque para mim o Mundial acabou e já nem quero saber quem vai ganhar. Vou para ver pessoas amigas. Não vou só ao estádio, vou primeiro ao hotel. É pena a Maike não estar lá (está de férias), mas vou-lhe telefonar. Mal posso esperar por quarta-feira, para a ver outra vez.

Aqui em casa, também há notícias e boas... A Marion (minha irmã holandesa) está grávida, de mais ou menos 3 meses e meio... E a Bianca, namorada do Roger ('primo' holandês, mas também como irmão) também está grávida, de 2 meses e meio...

Na Tuga, é muito importante dizer ;) que o meu Primão André tirou a carta!!! PARABÉNS, PRIMÃO!!!! ;)

Bom, por hoje é tudo, vou tentar 'descer novamente à Terra' como a Gerda diz...

VAAAAAAAAMMMOOOOSS!!!
VAMOS COLOOOOOOOOOOOOOOOOOMMBIIAAA!!!
VAAAAAAAAAMMMOOOSSSSS!!!
QUE ESTA TARDE ES PARA GANAR!!!!
(isto é o que cantavam no autocarro a caminho do estádio)

Abraços e beijinhos,
Heldinho

Comments

Anonymous said…
Grande Heldinho!!!!PARABENS!!!QUE DIZER!!NAO HA PALAVRAS!!!ORGULHO E PRAZER POR TI,POR TUDO QUE VIVESTE,VENCESTE E ALMEJASTE!....fizeste amizades q perdurarao pela tua vida,abriste e criaste lacos pelo mundo,foste e es um senhor!demonstraste estar a altura de grandes e aliciantes desafios!!!

Um Grande Abraco do teu irmao que se orgulha muito de ti
Zinho